Cáritas vai inaugurar sede em Beja

Fundações1 Fevereiro, 2012

A nova sede da Cáritas resulta do aproveitamento do edifício do antigo paço episcopal, propriedade da Diocese de Beja que foi alvo de profundas obras de beneficiação

Cáritas vai inaugurar sede em Beja

Teresa Chaves, presidente da Cáritas de Beja, revelou ao Correio Alentejo: «vamos passar a ter melhores condições de trabalho». Além disso, vão também alargar o leque de respostas sociais aos mais carenciados.

 

A nova sede vai ter 24 camas e servirá para abrigar cidadãos sem-abrigo e para trabalhar com estas populações em apuros, para «dar-lhes mais competências e encontrar caminhos para a sua reinserção social». Vai ser também criado um centro de dia capaz de acolher 15 pessoas, especialmente idosos aos quais a Cáritas já dá apoio domiciliário.

 

Com este novo espaço, a Cáritas de Beja tem como intuito pedir « um aumento do acordo para o refeitório social à Segurança Social», afirma Teresa Chaves, lembrando que a instituição serve, diariamente, refeições a 65 pessoas.

 

Com 37 colaboradores assalariados e 35 voluntários, a Cáritas Diocesana de Beja acompanha famílias apoiadas pelo Rendimento de Inserção Social (RSI), assim como a comunidade terapêutica “Horta Nova” (destinada ao tratamento e reinserção de toxicodependentes masculinos). A entidade tem ainda serviços de apoio domiciliário e atendimento social, refeitório e cantina social.

 

A inauguração do espaço, na Rua Afonso Lopes Vieira, vai contar com a presença do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.