Candidaturas abertas ao Prémio BPI Seniores

Idosos6 Abril, 2015

O BPI lançou a 3ª edição do Prémio BPI Seniores, no valor de 500 mil euros, para apoio a projetos que visem a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo

Candidaturas abertas ao Prémio BPI Seniores

No âmbito da sua polí­tica de Responsabilidade Social, o BPI lançou, dia 1 de abril, a 3ª edição do Prémio BPI Seniores, no valor de 500 mil euros, para apoio a projetos que visem a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

Até 26 de Abril podem candidatar-se a este prémio todas as instituições privadas sem fins lucrativos, com sede em Portugal, que apresentem projetos sólidos e inovadores nesta área.

O valor total dos donativos atribuídos pelo Prémio BPI Seniores é de 500 mil euros, com um 1º prémio cujo montante poderá ir até 200 mil euros e menções honrosas até 50 mil euros cada.

As candidaturas serão avaliadas pela sua qualidade técnica – tendo em linha de conta a relevância, fundamentação e programação dos seus objetivos, a sua abrangência em termos de população alvo e o carácter inovador da sua abordagem – e pela sua sustentabilidade – sendo valorizadas a experiência e solidez da instituição candidata, bem como a adequabilidade e exequibilidade do projeto em termos da sua aplicação de recursos humanos, materiais e financeiros.

O regulamento, o formulário e os diversos elementos informativos de apoio às candidaturas do Prémio BPI Seniores 2015 estão disponíveis em www.bancobpi.pt/premiobpiseniores.

2ª Edição distinguiu 27 projetos

O Grupo de Acção Social do Porto foi o grande vencedor da 2ª edição do Prémio BPI Seniores, realizada em 2014. A instituição venceu com um projeto para reabilitar casas de idosos através de pequenas intervenções de baixo custo e com mão-de-obra de voluntários. O objetivo destas operações é o de corrigir desgastes do dia-a-dia e criar novas acessibilidades, de forma a combater o isolamento e apoiar os idosos em tarefas diárias, promovendo a sua autonomia.

Nesta 2ª edição, que contou com 580 candidaturas, foram ainda distinguidas mais 26 instituições com menções honrosas.

Desde a sua criação em 2013, o Prémio BPI Seniores recebeu 969 candidaturas, distinguiu 46 instituições, três das quais com o primeiro prémio. No total dos dois anos foi entregue 1 milhão de euros a instituições privadas sem fins lucrativos que apoiam os mais velhos.

BPI atribui anualmente 1 milhão de euros a projetos de solidariedade

Ainda no âmbito da sua polí­tica de Responsabilidade Social, o BPI lançará em Julho a 6º edição do Prémio BPI Capacitar, também no valor de 500 mil euros. Este prémio visa distinguir os melhores projetos de integração de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente. Os dois prémios atribuem anualmente um total de 1 milhão de euros a instituições privadas sem fins lucrativos, o que constitui uma das mais relevantes iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

O perí­odo de candidaturas do Prémio BPI Capacitar será de 1 a 26 de Julho e cada entidade promotora só poderá candidatar-se a um dos Prémios BPI (Prémio BPI Seniores ou Prémio BPI Capacitar).