Embora tenha durado apenas um mês, esta acção mobilizou milhares de pessoas
A FixeAds, detentora do portal, explicou, em comunicado, que a campanha terminou na passada quarta-feira e que, no total, angariou mais de cinco toneladas de ração através de mais de 1,9 milhões de cliques feitos pelos utilizadores.
A acção, além de se ter traduzido em 266 sacos de 20 Kg de ração, permitiu a adopção de 11 cães e a obtenção de novos padrinhos e sócios, donativos financeiros e materiais de apoio para as associações envolvidas.
Esta campanha era de uma simplicidade extrema: bastava aceder à página «Alimente um cão com o Coisas», criada no próprio portal, e depois escolher o cão que queria apoiar e clicar no botão «alimentar».
À medida que aumentavam os cliques, ia aparecendo um gráfico com um osso que ia sendo preenchido e, quando alcançados cerca de 10 mil cliques, a respectiva associação recebia 10 Kg de ração.
O director executivo da FixeAds, Miguel Mascarenhas, mostrou-se muito satisfeito com a adesão das pessoas à ideia: «Foi gratificante constatar que angariámos quase o dobro da ração do ano passado para seis associações de todo o país e, sobretudo, que conseguimos utilizar a Internet para sensibilizar as pessoas para a realidade do abandono dos animais, que tende a agravar-se no Verão».
A ração angariada vai agora ser distribuída pelas respectivas associações, entre elas a Associação de Protecção dos Cães Abandonados (1180 kg), a Associação Animais da Quinta (740 kg), a UPPA – União para a Protecção dos Animais (820 kg), Fundação São Francisco de Assis (640 kg) e Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita (1300 kg).