A campanha de angariação de fundos de rua da Operação Nariz Vermelho, que decorreu entre 01 e 05 de junho em oito cidades portuguesas, angariou cerca de 14.4000 euros
De acordo com um anúncio publicado na imprensa nacional, a ‘Operação Nariz Vermelho’ revela que a campanha de rua para angariação de fundos que decorreu em Lisboa, Almada, Sintra, Cascais, Coimbra, Porto, Matosinhos e Braga obteve um total de 14.444,08 euros.
A iniciativa «Seja Sorridário» envolveu 229 voluntários, sendo que os donativos monetários vão contribuir para assegurar o programa gratuito de visitas dos Doutores Palhaços às crianças hospitalizados nos serviços pediátricos de 13 hospitais do país.
Segundo um estudo conhecido no início de março, a maioria das crianças hospitalizadas parece suportar melhor a dor graças à presença dos Doutores Palhaços, de acordo com dados recolhidos junto de profissionais que trabalham em instituições visitadas pela ONV.
Dos 332 profissionais dos hospitais visitados pela ONV e inquiridos para o estudo que consta do livro «Rir é o melhor remédio», 84 por cento acha que as crianças parecem suportar melhor a dor, 65 por cento considera que estas se alimentam melhor e 65 por cento que melhoram o sono graças às visitas dos Doutores Palhaços.
Segundo os profissionais hospitalares inquiridos, 90 por cento das crianças visitadas demonstram mais tolerância à dor e 94 por cento melhoram a sua condição clínica.
A ‘Operação Nariz Vermelho’ realiza visitas durante 42 semanas por ano, aos 13 hospitais abrangidos pelo programa em Lisboa, Cascais, Sintra, Amadora, Almada, Porto, Coimbra e Braga.
A equipa de artistas é constituída por 22 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham nove profissionais.
Anualmente, a ONV visita mais de 40 mil crianças hospitalizadas.