Cafés Memória: encontros onde recordar é viver

Saúde26 Fevereiro, 2014

A Associação Alzheimer Portugal vai realizar mais dois encontros regulares entre pessoas com problemas de memória e demência e os seus familiares.

Cafés Memória: encontros onde recordar é viver
Mais dois Cafés Memória promovem encontros onde recordar é viver

O projeto nasceu em abril do ano passado com o objetivo de fomentar a partilha de experiências entre os pacientes, mas também entre os seus familiares. Nestes encontros, também se realizam jogos de memória e de associação de palavras, além de atividades de expressão plástica e musical.

 

Ocasionalmente, as sessões contam com a participação de especialistas que se dedicam ao estudo de doenças relacionadas com a perda de memória e a demência.

 

O sucesso da iniciativa, na qual já participaram cerca de 120 pessoas, levou à abertura de mais dois Cafés Memória, o nome dado ao projeto.

 

Agora, nos segundos sábados de cada mês, haverá um Café Memória na cafetaria do Museu de São Roque, no Chiado e, nos quartos sábados do mês, será no Espaço Santa Casa, no Campo de Santa Clara.

 

Mantém-se os encontros no primeiro sábado do mês no restaurante Portugália do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e no terceiro sábado do mês na Portugália do CascaisShopping.

 

O alargamento do projeto a mais dois espaços resulta de uma parceira entre a associação, a Sonae Sierra e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

O projeto conta com o apoio institucional da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio e do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.