Cadeiras portuguesas ajudam refugiados de África

Angariação de Fundos12 Julho, 2012

A série de cadeiras faz parte do projecto «Duets», promovido no Âmbito da exposição «Art on Chairs» pelo Polo de Design e Mobiliário de Paredes, cidade que, actualmente, concentra a maior rede de produção de cadeiras a nível europeu

Cadeiras portuguesas ajudam refugiados de África

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, Celso Ferreira, que decidiu levar a cabo esta iniciativa, afirma que ela tem um carácter de «responsbailidade social e que é, no fundo, uma ideia para o mundo numa cadeira». O objectivo final é dar apoio aos refugiados do Corno de ÁFRICA através do Alto Comissariado para os refugiados (ACNUR), que também fez questão de se associar ao projecto.

Todos os modelos de cadeira foram concebidos por prestigiados portugueses e italianos de acordo com cada uma das personalidades convidadas pela organização, tendo em conta a sua personalidade e identidade. A execução das cadeiras, por seu lado, coube a diversas empresas de mobiliário de Paredes.

A partir de cada cadeira vai ser fabricada uma série de cinco exemplares, numerados e assinados e, desses cinco, um será leiloado para angariar verbas para o ACNUR. O segundo fica para o criativo que a concebeu, o terceiro para a personalidade inspiradora e o quarto para a empresa que o construiu, ficando o último para a autarquia.

Depois da exposição «Art on Chairs», que decorrerá entre 14 de Setembro e 18 de Novembro, as cadeiras produzidas vão passar, no próximo ano, por museus e centros culturais de referência a nível internacional. Além de ajudar quem mais precisa, a autarquia pretende mostrar a qualidade do que é nacional.

«Queremos com este projeto demonstrar à opinião pública mundial a excelência do mobiliário português e da indústria de Paredes. É uma mega-ação de promoção associada a uma causa humanitária de inegável valor», declarou o edil.

A exposição «Art on Chairs», da qual faz parte o projeto «Duets», integra-se no projeto genérico «Paredes: Polo do Design de Mobiliário», promovido pelo município em colaboração com a Escola Superior de Artes e Design, o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura e as universidades do Porto e Aveiro.