A iniciativa dinamizada pela Brigada do Mar conta com a colaboração de 200 voluntários que andam a limpar o lixo ao longo dos 45 quilómetros de praia e frente atlântica entre Melides e Tróia.
Citada pelo site Boas Notícias, fonte da Brigada do Mar explicou que esta intervenção debruça-se sobre zonas que são, na sua maioria, «essencialmente desertas ou não concessionadas mas com uma biodiversidade única que urge proteger». Envolvendo mais de duzentas pessoas e uma organização logística complexa, a ação conta com o apoio da Câmara Municipal de Grândola e será um dos eventos a representar Portugal na iniciativa internacional «Vamos Limpar a Europa 2014».
O lixo recolhido será concentrado em dois pontos, Carvalhal e Melides, com o objetivo de «sensibilizar mais entidades e também a população geral sobre o desastre ecológico que ocorre no mar e na nossa costa», refere a mesma fonte.
Já este ano, e em parceria com a Câmara Municipal de Odemira, os responsáveis pelo projeto realizaram várias ações de sensibilização e limpeza nas praias do concelho ao longo de quatro dias, contando com a colaboração de 155 voluntários que recolheram mais de três toneladas de lixo.
Entretanto, a Brigada do Mar está também a desenvolver contactos para estender esta iniciativa a outros concelhos portugueses, bem como outros projetos de cooperação internacional com foco nas boas práticas de intervenção ambiental e desenvolvimento sustentável.
O projeto Brigada do Mar arrancou em 2009 por iniciativa de um grupo de portugueses que no espaço de dez dias conseguiu recolher mais de 40 toneladas de lixo. Desde então, a quantidade de lixo recolhido já ultrapassa as 120 toneladas.