Bonecos solidários ajudam crianças

Angariação de Fundos25 Outubro, 2012

As Aldeias SOS já estão a pensar no Natal das crianças que acolhem. De 27 de outubro a 25 de novembro decorre uma campanha de angariação de fundos e de brinquedos

Bonecos solidários ajudam crianças

A cadeia de lojas Dreamy World é a parceira da iniciativa e, nas suas lojas das Amoreiras, Rio Sul Shopping e Fórum Sintra, colocou à venda os três brinquedos solidários: um da colecção Littlest Pet Shop, um capacete do Homem Aranha e uma colecção de bonecos dos desenhos animados Manny Mãozinhas.

Além da angariação de fundos com a venda destes bonecos, a cadeia de lojas vai ainda receber brinquedos e jogos em segunda mão e em bom estado, que, posteriormente, serão também entregues nas Aldeias SOS.

Em 48 anos de existência, a instituição já deu abrigo a cerca de 500 crianças e jovens.A primeira Aldeia SOS de Portugal foi inaugurada em Bicesse, Cascais. Actualmente, existem mais duas, em Vila Nova de Gaia e na Guarda, e dois apartamentos em Rio Maior e Alcântara.

As crianças acolhidas pela instituição vivem com uma «mãe social» e também com outros jovens, com os quais se relacionam como irmãos. Sempre que existam laços de sangue entre os jovens acolhidos por esta entidade, ficam sempre juntos na mesma família SOS.

Nas aldeias, cada família tem a sua casa e as suas próprias regras e rotinas, tentando recriar, ao máximo, um ambiente familiar estruturado. Para o efeito, a associação conta com o apoio de dezasseis mães solidárias, que tomam conta das cerca de 120 crianças e jovens acolhidas.

Os apartamentos de autonomia foram criados para albergarem adolescentes de famílias carenciadas que saíram de casa para frequentarem cursos de formação profissional ou universitários.