A União Meridianos e a Associação CrescerSer apostaram na criação de uma rede de colaboração empresarial para formar e integrar profissionalmente jovens em risco de exclusão. O projeto, chamado “Crescer Fazendo” atribuirá, a partir de maio, 80 bolsas de formação profissional a jovens provenientes de contextos sociais desfavorecidos e com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.
As bolsas destinam-se a pessoas entre os 16 e os 24 anos e terão a duração mínima de três meses, “em contexto real de trabalho e com acompanhamento de técnicos especialistas em matéria de reinserção social”, como explica Ana Nóbrega.
“Pretende-se dar aos jovens um conjunto de competências e de conhecimentos, para que possam construir um novo e sólido projeto de vida, com boas perspetivas profissionais e adequada inserção pessoal, familiar e comunitária”, acrescenta.
Caberá à União Meridianos e à CrescerSer fazer a articulação e a monitorização do projeto com as empresas colaboradoras, bem como a selecção dos que irão beneficiar das bolsas.