No âmbito da 6ª edição do Prémio BPI Capacitar, o BPI entregou 700 mil euros a 25 instituições para apoiar projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, mais 200 mil euros do que nas edições anteriores.
O primeiro prémio foi entregue à
BIPP — Soluções para a Deficiência, para o desenvolvimento do projeto
SEMEAR, de formação e capacitação no sector agrícola que visa empregar jovens adultos com necessidades especiais. O BPI distinguiu ainda outras 24 instituições das 277 candidaturas recebidas, uma seleção baseada na qualidade técnica e sustentabilidade dos projetos apresentados.
Para Fernando Ulrich, presidente do BPI, «As pessoas com deficiência são um dos segmentos mais vulneráveis da nossa sociedade e que necessitam de toda a nossa atenção. Com este prémio pretendemos distinguir e dar a conhecer o trabalho notável que centenas de instituições fazem, diariamente, na luta pela inclusão social e pela melhoria da qualidade de vida destas pessoas. O facto de em 2015 reforçarmos este prémio, com uma doação adicional de 200 mil euros, é sinal do compromisso do BPI com esta causa».
Criado em 2010, o Prémio BPI Capacitar é um dos maiores prémios de responsabilidade social em Portugal que, no total das suas seis edições, já apoiou 106 projetos com donativos totais de 3,2 milhões de euros, contribuindo para melhorar o dia-a-dia de mais de 24 mil pessoas.