A Fundação Bill & Melinda Gates procura parceiros financeiros brasileiros para cooperar em acções filantrópicas no continente africano. O pedido foi feito pelo dono da Microsoft esta quinta-feira no encontro com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.
Na sede brasileira das Nações Unidas, Bill Gates elogiou algumas das iniciativas sociais levadas a cabo pelo Brasil «algumas inovações importantes aconteceram no Brasil, tanto na área da saúde como na agricultura. A nossa fundação vai trabalhar com o Brasil para que esse conhecimento possa beneficiar países africanos» disse o norte-americano revelando «estamos em conversações com especialistas em vacinas e agricultura e já realizamos algum trabalho no combate à tuberculose».
Por seu lado, o ministro Celso Amorim indicou que o próximo passo no processo passa por ouvir os líderes africanos. De acordo com Amorim, as semelhanças climáticas entre o Brasil e os países africanos podem facilitar a transferência de tecnologia, citando os exemplos da Embrapa, a Fiocruz, o Instituto Butantã e o programa brasileiro de combate à Sida.