Banhos gelados chegam à apELA

Angariação de Fundos25 Agosto, 2014

Bernardo Pinto Coelho sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA) e resolveu tomar um banho gelado para ajudar a associação portuguesa de apoio aos portadores da doença, a apELA

Banhos gelados chegam à apELA
A sucessão de ví­deos de figuras públicas que tomam banho com baldes de água gelada deve-se a uma causa: angariar fundos para uma organização norte-americana que apoia portadores de esclerose lateral amiotrófica (ELA).

 

Bernardo Pinto Coelho, 41 anos, sofre de ELA e resolveu unir-se à campanha mas, em vez de apelar aos donativos na organização estrangeira, decidiu ajudar a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (apELA).

 

Na semana passada, publicou um ví­deo na sua página de Facebook em que despeja pela cabeça um balde de água gelada, depois de se apresentar como portador da doença e de mostrar a sua determinação numa frase lapidar: “recusei cruzar os braços e estou aí na luta”.
Bernardo foi diagnosticado há mais de cinco anos. Os seus sintomas incluíam tonturas e a perda de força na mão direita.

 

Como ditam as regras do Ice Bucket Challenge, Bernardo desafiou outras três pessoas a tomarem um banho de água gelada ou a doarem 20€ à apELA: as suas duas irmãs e o amigo Nuno Costa Santos. Se se mantiver a tendência verificada nos EUA, as pessoas desafiadas acabam por tomar o banho gelado, mas também fazem donativos.

 

A equipa das manhãs da Rádio Comercial também respondeu ao desafio, assim como outras figuras públicas portuguesas, entre elas o apresentador de TV Manuel Luís Goucha, o chef José Avillez e o jogador de futebol da equipa do Rio Ave Ukra, que desafiou o presidente da República, Cavaco Silva.
Publicação deBernardo Pinto Coelho.