A UTAD criou um banco solidário para portadores de deficiência. O projeto disponibiliza materiais de apoio à mobilidade, terapia, recreação, que podem ser adquiridos através de empréstimo gratuito
Graças a este original banco solidário para pessoas portadoras de deficiência, os residentes de Vila Real vão ter acesso a mais de 400 equipamentos destinados a áreas como mobilidade, terapia, recreação e lazer, que podem ser adquiridos através de empréstimo gratuito.
As cadeiras de rodas, canadianas, brinquedos, teclados de computador alternativos, acessórios de higiene e bicicletas para exercício físico foram recolhidos numa campanha de doação de artigos, tendo sido inspecionados e reparados pelos próprios alunos do curso de Engenharia e Reabilitação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
No site do Banco de Empréstimo de Tecnologias de Apoio é possível consultar a disponibilidade dos materiais nas áreas da mobilidade, habitação, cuidados pessoais, comunicação e informação, recreação e lazer, terapia e treino.
O BETA é gerido pelo Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC) da UTAD, que avalia as necessidades e seleciona os produtos mais adequados a cada caso.
As pessoas interessadas podem levar para casa estes produtos através de um caução reembolsável, que pretende garantir a qualidade dos materiais para que mais pessoas tenham acesso a estes.