A V Jornada de Recolha de Medicamentos do Banco Farmacêutico que aconteceu no dia 16 de fevereiro rendeu mais de 9000 medicamentos que foram doados a 69 instituições de solidariedade social
«Apesar do número de medicamentos recolhidos ter sido ligeiramente inferior ao do ano passado, é de salientar o aumento do número de voluntários envolvidos e de instituições apoiadas. Se de alguma forma o número de doações reflete as dificuldades que os portugueses estão a viver e a incerteza em relação ao futuro, é no entanto de enaltecer a generosidade de todos aqueles que contribuíram com o seu donativo e a adesão e apoio de todas as farmácias envolvidas», declara Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico.
A edição deste ano contou com o apoio de cada uma das Farmácias aderentes, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF) e Logista Pharma.
O Banco Farmacêutico nasceu em Milão, de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia.
A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu, em Dezembro de 2000. Desde então, a Jornada realiza-se todos os anos, no segundo Sábado do mês de Fevereiro.
Atualmente, abrange cerca de 3.500 farmácias e já beneficia mais de 450 mil pessoas carenciadas. A iniciativa existe também em Espanha, desde 2007.