O projeto Banco de Partilha Social arrancou no Porto, no dia 25 de abril, e vai percorrer todo o país até 28 de junho, altura em que será divulgado em Lisboa, disse o mentor da iniciativa.
Em declarações à agência Lusa, o responsável, Luís Figueiredo, explicou que serão visitadas 94 localidades, nas quais se esclarecem dúvidas, se explica o projeto e se conhecem potenciais colaboradores.
“Vamos estar a fazer pré-entrevistas de emprego nos locais que visitarmos”, mas também “auscultar as populações para melhor podermos adaptar os nossos serviços às suas necessidades”, disse Luís Figueiredo.
O Banco de Partilha Social (BPS) é uma iniciativa que pretende criar 20 mil postos de trabalho e, ao mesmo tempo, apoiar milhares de idosos de todo o país e de forma diária. Os portugueses são convidados a abrir uma conta solidária de 20 euros por ano (cujo destino pode ser seguido na página na internet da instituição e que será reembolsado) e esse dinheiro vai servir para criar uma rede de hortas e uma rede de apoios para idosos.