Banco Alimentar recolhe 2445 toneladas em dois dias de campanha

Crise Económica3 Junho, 2013

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu, em dois dias de campanha, um total de 2445 toneladas de alimentos em todo o país. Isabel Jonet sublinhou a «enorme generosidade dos portugueses»

Banco Alimentar recolhe 2445 toneladas em dois dias de campanha

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu, em dois dias de campanha, um total de 2445 toneladas de alimentos em todo o país, número que, segundo Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares, é semelhante ao da campanha de maio de 2012.

Isabel Jonet sublinhou a «enorme generosidade dos portugueses», tanto os que foram voluntários e participaram na campanha trabalhando nos supermercados e nos armazéns, como os que doaram os alimentos.

A responsável pela Federação dos Bancos Alimentares salientou ainda que a quantidade de alimentos angariados tem uma «expressão acrescida», porque «há muitas famílias em situação de dificuldade enorme» e mesmo assim os níveis de doação mantiveram-se.

A nível nacional, a campanha mobilizou cerca de 39.200 voluntários e decorreu em 1.181 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu e Madeira.

«Não perca esta oportunidade de ajudar quem mais precisa: compre 2, leve apenas 1», foi o lema e a mensagem positiva da ação de promoção da campanha nos órgãos de informação, que traduz de uma forma simples o sentido mais puro deste apelo à solidariedade dos Portugueses.

A maior ação de voluntariado do país
39.200 voluntários disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar na campanha de recolha, realizando tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, a pesagem e a separação e acondicionamento dos produtos.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 2.221 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas.

De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28.323 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39.651 milhões de euros), numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.

Campanha de recolha prossegue ainda com vales e online
Até 9 de Junho será ainda possível doar alimentos ou através de vales nas superfícies aderentes ou em www.alimentestaideia.net.
A nova plataforma eletrónica de recolha de alimentos caracteriza-se por uma grande simplicidade e acesso ao mais baixo preço do mercado a um conjunto de produtos alimentares essenciais para ajuda às famílias.

Recorde o anúncio de TV «Compre dois e leve um – Alimente esta ideia, dias 1 e 2 de Junho, nos hipermercados de todo o país.»