O evento aconteceu no passado Domingo e foi promovido pela Liga dos Amigos do Serviço de Transplantação de Medula óssea (LASTMO) do IPO do Porto
«O Tai Chi promove a saúde, apesar de ser uma arte marcial do Oriente, no Ocidente cada vez mais está a ser procurada pelas pessoas porque promove a saúde, relaxa a mente, vence o movimento através da tranquilidade, o ‘stress’, o rápido através do lento», disse à Lusa Ana Paula Carvalho, presidente da LASTMO.
De acordo com a responsável, o próximo passo da LASTMO será relizar um balanço da iniciativa para que se possam preparar acções futuras.
Além de duas aulas de 90 minutos, o evento inclui rastreios de obesidade efectuados pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, bem como testes oculares e a oferta de kits com fruta e água.
No Pavilhão Rosa Mota houve lugar para todos. Dos mais novos aos mais velhos, vários foram aqueles que fizeram questão de participar nesta aula de Tai Chi mesmo sem dominar a modalidade. A manhã foi passada de forma positiva e com bastante energia, como referiu à Lusa Teresa Moreira, que se deslocou ao evento «por solidariedade e pelo gosto de conviver». «Nunca experimentei Tai Chi. Uma pessoa pensa que isto é simples, mas não, estou aqui todo partido», confessou, entre risos, Nuno Raposo, enquanto realizava os movimentos ao lado da família com os olhos postos no professor.
O valor das inscrições (dois euros por pessoa) reverte na totalidade para a recém-criada liga.
A LASTMO é uma associação vocacionada para o apoio a doentes submetidos a transplante de medula óssea e seus familiares, que evidenciem carências de ordem social, material e afectiva e cujo acompanhamento, dentro e fora do Serviço de Transplantação de Medula Óssea do IPO-Porto (STMO), exija maior atenção e mais cuidado.
Segundos dados divulgados pela LASTMO, em 2011, o Serviço de Transplantação de Medula Óssea do IPO-Porto realizou mais de 150 transplantes. Actualmente, o serviço recebe, por mês, 18 propostas para transplante, com uma taxa de sucesso que ronda os 90%.