Aula de Tai Chi com causa solidária

Angariação de Fundos24 Abril, 2012

O evento aconteceu no passado Domingo e foi promovido pela Liga dos Amigos do Serviço de Transplantação de Medula óssea (LASTMO) do IPO do Porto

Aula de Tai Chi com causa solidária

«O Tai Chi promove a saúde, apesar de ser uma arte marcial do Oriente, no Ocidente cada vez mais está a ser procurada pelas pessoas porque promove a saúde, relaxa a mente, vence o movimento através da tranquilidade, o ‘stress’, o rápido através do lento», disse à Lusa Ana Paula Carvalho, presidente da LASTMO.

 

De acordo com a responsável, o próximo passo da LASTMO será relizar um balanço da iniciativa para que se possam preparar acções futuras.

 

Além de duas aulas de 90 minutos, o evento inclui rastreios de obesidade efectuados pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, bem como testes oculares e a oferta de kits com fruta e água.

 

Miúdos e graúdos na ajuda aos doentes transplantados

 

No Pavilhão Rosa Mota houve lugar para todos. Dos mais novos aos mais velhos, vários foram aqueles que fizeram questão de participar nesta aula de Tai Chi mesmo sem dominar a modalidade. A manhã foi passada de forma positiva e com bastante energia, como referiu à Lusa Teresa Moreira, que se deslocou ao evento «por solidariedade e pelo gosto de conviver». «Nunca experimentei Tai Chi. Uma pessoa pensa que isto é simples, mas não, estou aqui todo partido», confessou, entre risos, Nuno Raposo, enquanto realizava os movimentos ao lado da família com os olhos postos no professor.

 

O valor das inscrições (dois euros por pessoa) reverte na totalidade para a recém-criada liga.

 

A LASTMO é uma associação vocacionada para o apoio a doentes submetidos a transplante de medula óssea e seus familiares, que evidenciem carências de ordem social, material e afectiva e cujo acompanhamento, dentro e fora do Serviço de Transplantação de Medula Óssea do IPO-Porto (STMO), exija maior atenção e mais cuidado.

 

Segundos dados divulgados pela LASTMO, em 2011, o Serviço de Transplantação de Medula Óssea do IPO-Porto realizou mais de 150 transplantes. Actualmente, o serviço recebe, por mês, 18 propostas para transplante, com uma taxa de sucesso que ronda os 90%.