Seis atletas do Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) estão a participar no Ultra Trail do Monte Branco e, ao mesmo tempo, a ajudar duas instituições.
António Silva, Miguel Silva, Nuno André, Paulo Vieira, Pedro Cordeiro e Vítor Faustino, da secção de corrida NEL Pédatleta, querem apoiar a biblioteca da Escola Básica do 1º ciclo de Leiria, conhecida por “escola branca”, com livros infantojuvenis, e o Centro de Acolhimento de Leiria, com bens de primeira necessidade.
“Para nos prepararmos para as provas, fazemos treinos longos e durante a corrida vamos conversando. Como pertenço à associação de pais da “escola branca”, sei da necessidade que têm em requalificar a sua biblioteca”, conta Paulo Vieira. O atleta acrescenta que, durante os treinos, “outro colega comentou as necessidades do Centro de Acolhimento de Leiria”, pelo que optaram por “associar a ida ao Ultra Trail com o apoio a estas duas instituições”.
Paulo Vieira sublinhou que o Centro de Acolhimento de Leiria apoia cerca de 40 pessoas, sobretudo idosos e pessoas com perturbações mentais. “Não são sem-abrigo. São pessoas que vivem do Rendimento Social de Inserção e as únicas refeições quentes que fazem é no Centro de Acolhimento, que não tem qualquer apoio estatal. É a Paróquia e a Cáritas que apoiam estas pessoas ao nível da alimentação, vestuário e higiene”.
A EB1 Branca, frequentada por cerca de 120 alunos, possui uma biblioteca “bastante limitada, em termos de quantidade e variedade de livros infantojuvenis”. Paulo Vieira revelou que a Livraria Americana vai oferecer alguns livros.
Os cidadãos que queiram participar com ofertas podem deixar os livros – para crianças entre os seis e os 10 anos – no dia da corrida noturna Brisas do Lis, que se realiza a 3 de setembro, em Leiria. Os supermercados Ulmar também se associaram à iniciativa e, entre sexta-feira e 2 de setembro, disponibilizam um ponto de recolha no estabelecimento para quem quiser oferecer alimentos e produtos de higiene.