A associação portuguesa WelcomeHome ,que transforma sem-abrigo em guias turísticos, é uma das finalistas de um prémio de inovação social da União Europeia.
A WelcomeHome, nascida na incubadora de empresas a Universidade Católica do Porto, tem como principal objetivo ajudar pessoas em situação de sem-abrigo a saírem da rua e a conseguirem emprego.
Para isso, desenvolveu um projeto que dá formação a sem-abrigo e os transforma em guias turísticos do Porto, usando o profundo conhecimento que têm da cidade.
A ideia valeu-lhes, agora, um lugar entre os 30 semifinalistas do European Social Innovation Competition. O concurso premeia soluções inovadoras para combater o desemprego e melhorar as condições de trabalho na União Europeia. Atualmente existem 25 milhões de cidadãos europeus desempregados.
Nos próximos cinco anos, a WelcomeHome espera desenvolver mais projetos de empregabilidade que ajudem os sem-abrigo a criarem um projeto de vida.
Até ao final do mês de maio serão anunciados os três projetos vencedores da edição deste ano do European Social Innovation Competition. O prémio é um donativo de 30 mil euros.
Este ano, foram apresentados 1254 projetos, sendo 170 de Portugal – o segundo país a apresentar mais candidaturas.