No Dia Internacional da Caridade, que se assinala esta sexta-feira, a Cáritas Portuguesa promove uma mega-acção de solidariedade, um pouco por todo o país, a favor dos mais carenciados.
Além de outras actividades, em várias superfícies comerciais vão estar voluntários para receber doações, sobretudo de material escolar, numa altura em que se aproxima a abertura do ano lectivo.
Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, en entrevista à Rádio Renascença lembra as dificuldades de muitas famílias para garantir o material necessário para os filhos em idade escolar e garante que, sem a solidariedade dos portugueses, os tempos de crise teriam sido bem mais difíceis. «Se não fosse esta partilha, que resultou da generosidade de muita gente, e que é uma verdadeira expressão da caridade, Portugal teria vivendo tempos ainda mais dramáticos do que aqueles que ainda vivemos».
â??É a doação que dá sentido à vida», considera o presidente da Cáritas Portuguesa, apelando à participação nesta iniciativa de «todos aqueles que se preocupam com uma sociedade mais justa e fraterna».
De portas abertas
A Cáritas vai também abrir as suas portas numa iniciativa nacional que pretende dar a conhecer o seu trabalho. «Cáritas Porta Aberta» é um desafio que lançamos a nós próprios», explica Eugénio Fonseca.
â??Queremos partilhar aquilo que somos com todos: os que nos apoiam, os que são apoiados, os que conhecem e os que não conhecem o nosso trabalho».
O dia 5 de Setembro foi proclamado Dia Internacional da Caridade pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2012.