Oliveira de Azeméis recebe, este fim de semana, a primeira edição portuguesa da Canstruction, ação que incentiva à criaçao de obras de arte com recurso a latas
A iniciativa começou esta sexta-feira, 22 de março, com estudantes de diferentes distritos a criarem esculturas com latas de conservas. Depois, cabe ao público votar na melhor obra de arte enlatada.
?Can? e ?construction? são duas palavras inglesas que significam ?lata? e ?construção?, e que dão nome a esta ação que teve iniício em Nova Iorque em 1992, que deste então têm vindo a dinamizar maratonas artísticas contra a fome.
Portugal acolherá a primeira Canstruction Junior, por iniciativa da Escola Básica e Secundária de Fajões e envolve oito comunidades educativas diferentes: Gaia, Trofa, Aveiro, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Ponta Delgada. Esta ação costuma envolver maioritariamente adultos ligados à arquitetura e engenharia.
?Neste momento só temos um Canstruction Junior em desenvolvimento em Portugal, mas estamos receptivos a acolher mais cidades?, declarou Chakshu Mehta, director de operações da Canstruction Inc. ?Gostaríamos de ver mais eventos Junior a decorrer em escolas de todo o mundo?.
Atualmente a iniciativa decorre em 150 cidades, dispersas em países como Estados Unidos, Reino Unido, Hong-Kong, Argentina e Austrália, onde dispõe de 100 equipas.
Só no ano passado foram conseguidos 1.542.213 quilos e 933,38 gramas de comida, mas têm a ambição de superar este número. ?Queremos aumentar esse valor e ter mais eventos internacionais que nos ajudem a chegar às duas mil toneladas?, garante Chakshu Mehta.