Apresentação do 3º programa de fortalecimento familiar

Crianças12 Maio, 2015

Este programa da Aldeias SOS tem como a finalidade principal de intervir junto de famí­lias desestruturadas por forma a permitir a permanência das crianças nas suas famí­lias de origem

Apresentação do 3º programa de fortalecimento familiar

As Aldeias de Crianças SOS, instituição existente há mais 50 anos que procura criar um projeto de vida no seio de uma famí­lia para cada criança, até que esta se torne autossuficiente e integrada na sociedade, vai inaugurar o 3º Programa de Fortalecimento Familiar. A cerimónia inaugural terá lugar no dia 15 de Maio, Dia Internacional da Famí­lia, pelas 15h00, na Câmara Municipal de Oeiras.

Este programa tem como a finalidade principal de intervir junto de famí­lias desestruturadas por forma a permitir a permanência das crianças nas suas famí­lias de origem, prevenindo por essa via o risco da sua institucionalização futura.

Funcionando como uma resposta complementar e alternativa ao acolhimento, a atuação do Programa de Fortalecimento Familiar é suportado num protocolo de cooperação a nível nacional estabelecido com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Para dar continuidade à missão da Associação «Amor e um lar para cada criança», o programa funciona como um serviço de apoio especializado às famí­lias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial.

Os técnicos instruem e capacitam as famí­lias, de modo a promover e reforçar as dinâmicas relacionais, mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famí­lias, que permitam a melhoria do desempenho da função parental.

A Associação conta já com dois programas existentes, nas cidades da Guarda e Rio Maior, ambos criados em 2011. Esta é mais uma medida que vem cristalizar a missão das Aldeias de Crianças SOS no alargamento geográfico desta atuação junto das famí­lias disfuncionais.

Atualmente, os Programas de Fortalecimento Familiar apoiam 63 crianças integradas em 33 famí­lias.