António Guterres, sucede a Ban Ki-moon e, será o novo secretário-geral da ONU em funções a partir de 1 de janeiro de 2017
O Conselho de Segurança das Nações Unidas indicou formalmente o nome de António Guterres para o cargo de secretário-geral da ONU no dia 6 de outubro. O anúncio formal ocorreu depois de no dia 5 de outubro os membros do Conselho demonstraram o seu apoio unânime à candidatura do português. À sexta votação, o candidato português recebeu 13 votos favoráveis e duas abstenções dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU.
«Conheço muito bem Guterres e considero-o uma escolha excelente», afirmou o atual secretário-geral, Ban Ki-moon. «A sua experiência como primeiro-ministro português, o seu vasto conhecimento do mundo e o seu intelecto brilhante vão servi-lo bem na liderança das Nações Unidas neste período decisivo», realçou o sul-coreano, citado pela Reuters.
António Guterres vai liderar uma casa que conhece bem, depois de ter chefiado o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), entre junho de 2005 e dezembro de 2015, uma organização com cerca de 10 mil funcionários em 125 países.