A iniciativa integra-se na «Missão de Emergência Nacional»
O peditório da AMI, feito de norte a sul do país, apela à solidariedade de todos, «num contexto de particular necessidade, tendo em conta, por um lado, o aumento sem precedentes dos pedidos de ajuda e, por o outro lado, a descida significativa dos donativos».
Em comunicado, a organização revela que, até setembro deste ano, os seus serviços sociais prestaram apoio, em Portugal, a mais de 13 mil pessoas, o valor mais elevado de sempre. Esta realidade contrasta com os resultados do peditório de 2011, que registou uma quebra de 25% nos donativos, caindo para 64,2 mil euros, um dos valores mais baixos registados na última década.
A «Missão de Emergência Nacional» tem como principal propósito alertar consciências e desenvolver iniciativas centradas na acção social da AMI em Portugal, tentando reforçar o combate à pobreza e exclusão social no nosso país.
A AMI garante que «continuará, como sempre, a trabalhar com empenho,transparência e dedicação no apoio social a quem mais precisa. O Peditório deste ano reveste-se assim de especial importância, afirmando-se como uma oportunidade para a sociedade civil manifestar a sua solidariedade e sentido humanitário».