A ideia é apoiar soluções solidárias apresentadas e implementadas pelos estudantes, transformando-os em agentes ativos de mudança social junto das comunidades locais.
A AMI desafia a partir de hoje os estudantes do ensino básico e secundário de todo o país a participarem na 4ª edição do «Linka-te aos Outros».
Até 16 de dezembro, os alunos a partir do 7º ano de escolaridade podem enviar as suas propostas para a Fundação AMI através dos formulários de candidatura disponíveis no sítio da fundação na internet em www.ami.org.pt.
Os projetos vencedores são financiados pela AMI, sendo garantida a viabilidade e sustentabilidade dos mesmos. Importante é ainda o envolvimento da comunidade local, daí que 10% do orçamento tenha obrigatoriamente de ser angariado pelos proponentes junto de empresas, instituições ou comércio local.
Os projetos vencedores da edição anterior foram «Um Mundo para Além do Meu», da Escola Básica de Mafra, que promove a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, no contexto escolar; «Sem Limites», da Escola B/S Vieira de Araújo, Braga, que dinamiza e envolve a comunidade numa aproximação e intervenção junto de famílias do concelho que vivem isoladas e sem condições básicas de saúde; «Dar e Receber», da Escola D. Pedro IV, Mindelo, que recuperou a habitação de uma família da comunidade, que apresentava graves sinais de degradação; e «Animar Bragança», da Escola B2/3 Paulo Quintela, Bragança, que apresentou um projeto com uma vertente ambiental, dinamizando atividades de limpeza nas margens do Rio Fervença, e uma vertente social, organizando eventos culturais junto de idosos e crianças institucionalizadas.