A iniciativa conta com o apoio de alunos do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Em maio, realiza-se a Festa da Colheita, aberta a todos os que quiserem participar
Ao todo, serão plantadas cerca de 10 mil alfaces nos terrenos do Instituto Superior de Agronomia (ISA), na Tapada da Ajuda, em Lisboa.
A plantação vai mobilizar mais de 800 alunos de escolas do ensino básico da cidade na terça-feira, dia 29.
Além de aprenderem noções básicas de agricultura, com a ajuda dos estudantes das licenciaturas do ISA, as crianças também vão pôr as mãos na terra em nome da solidariedade, já que as alfaces serão doadas ao Banco Alimentar.
A segunda fase da iniciativa, apelidada de Alfacinhas Solidários, realiza-se a 31 de maio, data da Festa da Colheita, na qual serão bem-vindos todos os que queiram participar na colheita das alfaces.
A entrada será gratuita e haverá atividades como batismo equestre e workshops de alimentação e sustentabilidade, além de um mercado com produtos tradicionais portugueses e de gelados da marca Santini.
A iniciativa é patrocinada pela marca portuguesa de saladas Vitacress, que exporta 40% da produção e emprega cerca de 300 pessoas em Portugal.