«O que mudavas na tua escola para gostares mais dela?» É esta a questão colocada pelo concurso Pequenas Mudanças Sabichonas, promovido pelo Fundo Ikea Colabora III.
O desafio é aberto a todas as escolas públicas do 1º ciclo do país, incluindo das ilhas, que queiram apresentar projetos a concurso. A iniciativa pretende destacar o “papel das crianças e da instituição escola enquanto agentes de mudança para um país e um futuro mais sustentável”.
Redução, reutilização, reciclagem ou recuperação de recursos são algumas das palavras-chave que devem inspirar as escolas. Criar uma biblioteca ou realizar campanhas de angariação de fundos, são alguns exemplos do tipo de ações que podem ser levadas a cabo na comunidade escolar.
O prémio tem um valor total de 50 mil euros, que será distribuído pelas 50 escolas vencedoras para comprarem mobiliário Ikea e modernizarem as salas de aula.
As inscrições decorrem até ao final deste mês e devem ser enviadas para o site da DGEstE , no caso das escolas do continente, e para o email Pequenas Mudanças , no caso das ilhas.
O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).