A inclusão de alunos com necessidades especiais e a recuperação de uma casa degradada são alguns dos projetos escolares que venceram o concurso Liga-te aos Outros, promovido pela AMI
Já estão apuradas as escolas vencedoras da terceira edição do concurso «Liga-te aos outros», uma iniciativa da Assistência Médica Internacional (AMI) que leva os alunos a criarem projetos de voluntariado, financiados, para resolver problemas locais.
Os programas apurados para financiamento abrangem áreas muito diversas, como a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, a intervenção junto de famílias que vivem isoladas e sem condições básicas de saúde, a recuperação de uma habitação degradada e a limpeza e dinamização das margens do Rio Fervença.
Os projetos foram desenvolvidos pelos alunos da Escola Básica de Mafra, da Escola B/S Vieira de Araújo de Braga, da Escola D. Pedro IV de Mindelo e da Escola B2/3 Paulo Quintela de Bragança, respetivamente, e vão receber um apoio financeiro, entre os mil e os dois mil euros. O projeto da Escola de Mafra, um dos apurados no concurso, pretende «sensibilizar e envolver toda a comunidade na vida daqueles que necessitam de ajudas educativas especiais» através da criação um banco de voluntários, visitas aos alunos autistas e convívios realizados nos intervalos.
Dulce Ribeiro, professora coordenadora do projeto, disse à agência Lusa que já existia na escola a perceção de que os estudantes com necessidades educativas especiais, «sobretudo os alunos autistas», nem sempre se relacionavam com os colegas e as suas interações ficavam «restritas aos professores» dentro da sala de aula.
O concurso da AMI foi lançado no âmbito do Ano Europeu das Atividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Ativa.
Conheça os projetos vencedores aqui