A iniciativa insere-se no âmbito do Comunidade NOVA, o programa de voluntariado levado a cabo pela instituição de ensino superior
O programa, que já existe há 3 anos, envolve ano a ano cada vez mais estudantes e instituições beneficiárias, desde escolas, a juntas de freguesia e associações como a Ajuda de Berço, Fundação do Gil, Coração Amarelo ou Ajuda de Mãe.
Para Daniel Traça, professor e director adjunto da Nova SBE, o voluntariado tem um papel fundamental para a instituição, já que esta tem o intuito de proporcionar aos seus alunos uma formação de qualidade que abrange, além do conhecimento científico, a formação a nível pessoal e de envolvimento com a comunidade.
«Apostamos numa perspectiva holística do desenvolvimento do aluno nas várias vertentes – enquanto estudante, futuro profissional e parte de uma comunidade onde é incentivado a participar e para a qual é estimulado a contribuir desde o início da sua vida académica», em comunicado, o responsável.
O trabalho dos voluntários vai desenrolar-se de acordo com um programa estabelecido entre a faculdade, a instituição que receberá apoio e o aluno que irá prestá-lo e que, desta forma, poderá aplicar os seus conhecimentos e competências em diversos projectos. Entre estes projectos estão, por exemplo, a dinamização de actividades lúdicas e pedagógicas, a formação em matérias diversas como literacia financeira ou inglês para vários grupos alvo – crianças, jovens, adultos, idosos – ou ainda a colaboração na implementação de projectos em curso nas instituições.
O arranque do programa é no dia 12 de Outubro, às 10.00h, com um debate sobre «A importância do voluntariado na sociedade civil», na Nova SBE, Campus de Campolide, moderado pela jornalista Fernanda Freitas.
Durante o debate serão dadas a conhecer várias perspectivas do voluntariado.