Na quarta edição do Orçamento Participativo (OP) Escolar, o projeto vencedor foi idealizado pela escola EB 2, 3 Patrício Prazeres, de Lisboa, e consiste na remodelação da Casa de Abrigo de Apoio da Calçada das Lages, na capital, destinada a apoiar população sem-abrigo. Depois de ter sido anunciado o projeto vencedor, Rivaldo Spencer, aluno do 8º ano explicou como surgiu a ideia. «Pensámos remodelar a casa de abrigo porque existem muitos sem-abrigo na rua», disse o estudante, citado pela agência Lusa.
Para Graça Fonseca, vereadora com pelouro na educação, «é curioso que não são projetos egoístas, mas sim destinados à comunidade. Os alunos têm noção da comunidade que os envolve e das suas necessidades». Para que seja possível a concretização do projeto de remodelação da Casa de Abrigo de Apoio da Calçada das Lages, o município de Lisboa disponibiliza «uma verba de 50 mil euros».
Ao contrário do que aconteceu em 2013, em que o projeto vencedor foi eleito por um júri, este ano os estudantes foram chamados a votar, o que lhes permitiu exercerem o direito de voto. De acordo com a autarca, 1.307 alunos votaram «de forma participada e mediante o preenchimento do respetivo boletim de voto, colocado posteriormente em urna»