«Alimente esta ideia» deu 89.577 quilos de alimentos

Crise Económica17 Junho, 2013

O Banco Alimentar Contra a Fome concluiu mais uma campanha de recolha de alimentos no canal online. Foram doados 89.577 kg de alimentos por 3.198 doadores, perfazendo um valor global de 116.862,91

«Alimente esta ideia» deu 89.577 quilos de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome concluiu, no dia 9 de Junho, mais uma campanha de recolha de alimentos no canal online ? www.alimentestaideia.net que à semelhança das campanhas anteriores, decorreu em simultâneo com a angariação de bens alimentares em supermercados, no fim de semana de 1 e 2 de Junho. Até ao final da campanha, foram doadas online e pagas 89.577 quilos de alimentos recolhidos, por 3.198 doadores, perfazendo um valor global de 116.862,91?, tendo a média de doações online sido de 36,54?.

Entre os alimentos mais doados, destaca-se, tal como nas campanhas anteriores, o leite, com 39.438 litros oferecidos, seguido do azeite, com 13.195 litros e o açúcar com 11.809 kg doados.

Estes valores estão disponíveis e poderão ser consultados no portal de doação em www.alimentestaideia.net, bem como o respetivo valor monetário pago pelos doadores.

De entre os Bancos Alimentares da Federação, Lisboa, Porto, Setúbal e Braga foram os que receberam maior volume de doações online.

Lisboa, Porto, Amadora, Braga, Almada e Coimbra foram as cidades onde se efetuaram as maiores doações.

De acordo com Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bens Alimentares, «Os resultados da campanha online ‘Alimente Esta Ideia.net’ são muito importantes para os Bancos Alimentares. Registou-se um acréscimo em relação a Maio de 2012 tanto em valor doado (78.555.68?), como em quantidade de produtos doados (73.588 kg).
Todavia, alguns produtos têm agora um preço mais elevado, nomeadamente o leite.

Considerando o contexto socioeconómico particularmente difícil que atravessamos e que continua, diariamente, a fragilizar a vida de milhares de pessoas e famílias em todo o país, é muito gratificante vermos que, mesmo em situação de dificuldade acrescida, esta rede solidária, criada online, permanece atenta e mobilizada.»

O portal irá permanecer disponível, agora sem a componente de doação, mas apresentando informações sobre os donativos. O portal voltará a abrir a plataforma de doação durante a próxima campanha de recolha que vai decorrer de 21 de Novembro a 7 de Dezembro de 2013.