A iniciativa espelha a parceria entre a Fundação Eugénio de Almeida (FEA), de Évora, a delegação deste distrito alentejano da Cruz Vermelha Portuguesa e o Comité da Estremadura da Cruz Roja Española. O protocolo de cooperação entre as diversas entidades já foi assinado
Este é um projecto que, não obstante de ter sido inicialmente criado pelas três organizações já mencionadas, e de acordo com Eduardo Pereira da Silva, presidente do conselho de administração da FEA, «está aberto a outras que queiram entrar neste espírito de partilha de aprendizagens e de experiências».
De acordo com a fundação, a Rede Transfronteiriça de Voluntariado tem como principal intuito «dinamizar a cooperação técnica e institucional entre organizações da sociedade civil que promovem actividades de voluntariado nas regiões da Estremadura espanhola e do Alentejo Central».
Com a criação da rede, refere Eduardo Pereira da Silva, «é um campo que se abre para haver mesmo acções em comum, partilhadas de um lado e de outro» da fronteira. Este já é um trabalho para o terreno, que esperemos que venha a dar frutos» e que vai levar a cabo «iniciativas, aprendizagens e trocas de experiências, mas sobretudo promover o interesse e a importância do voluntariado», disse.
O projecto visa ainda, acrescentou, «qualificar de forma mais efectiva todos aqueles que têm boa vontade para servir a comunidade».