A história em brinquedos vai continuar

Crianças6 Fevereiro, 2014

A Fundação Montepio assinou esta semana um protocolo de cooperação com o Museu do Brinquedo, garantindo a solvência financeira deste espaço museológico dedicado ao universo do brinquedo

A história em brinquedos vai continuar

Este protocolo, realizado ao abrigo da polí­tica de Responsabilidade Social do Montepio, veio não só dotar o Museu do Brinquedo dos fundos necessários à sua subsistência, como também diligenciar esforços para que a sua administração possa pôr em marcha uma estratégia eficaz de angariação de patrocinadores, visitantes e amigos, parceiros essenciais para a sustentabilidade do Museu localizado em Sintra no médio e longo prazo.

O acordo assinado esta segunda-feira duplica o valor do apoio que a Fundação Montepio assegurou no ano passado, e será repartido em duas tranches, entregues nos anos de 2014 e 2015.

Como contrapartida, a Fundação Arbués Moreira, que tem a seu cargo a responsabilidade pelas atividades do Museu do Brinquedo, irá garantir que os associados do Montepio — Associação Mutualista e os seus familiares tenham acesso às exposições e atividades daquele espaço em condições preferenciais, o mesmo acontecendo para utentes de instituições de solidariedade social selecionadas pela Fundação Montepio.

Conheça o Museu do Brinquedo

Há uma coisa que une todas as pessoas do mundo. Todos fomos crianças e tivemos intensos momentos de sonho e diversão graças aos brinquedos. Bem no centro da Vila de Sintra fica um lugar mágico, que a todos encanta, destinado a recordar os bons momentos da infância, o Museu do Brinquedo.

Foi em 1987 que inaugurou este espaço museológico para albergar a imensa coleção de brinquedos que João Arbués Moreira juntou ao longo dos anos em viagens por todo o mundo e que pertencia à fundação com o seu nome. Como a coleção foi crescendo, em 1997 foi inaugurado o atual edifício do Museu do Brinquedo, quatro andares que são formados pelos sonhos de muitas gerações.

O Museu do Brinquedo cumpre um papel de importância vital na divulgação da História do Homem, recolhendo, conservando e apresentando um património com o qual toda a humanidade se identifica, intemporal e agregador dos povos de todo o mundo.

A exposição contém mais de 40.000 brinquedos e está dividida pelos três andares inferiores do Museu do Brinquedo, com o quarto piso destinado a uma oficina de restauro.

O primeiro andar tem brinquedos antigos, datados entre o século II e III e os séculos XVII a XIX, a sala de exposições temporárias, comboios, barcos, penny e novelty toys, e diversões subordinadas às temáticas do circo e do espaço.

O piso intermédio tem carros, motas, aviões, carros de puxar, trotinetas e triciclos, brinquedos portugueses e soldadinhos de chumbo e de massa. O terceiro andar é o mundo encantado das meninas, contendo bonecas e os seus utensí­lios e casas fabricadas em porcelana, celuloide e massa.

Há brinquedos com que toda a gente se identifica e para todos os gostos, num Museu que é verdadeiramente feito da mesma matéria de que são feitos os sonhos.

Entrada: 4,50€; 2,50€ crianças e 3ª Idade

Saiba mais em www.museu-do-brinquedo.pt