As candidaturas para a V Edição do Prémio BPI Capacitar estão abertas até 27 de julho e destinam-se a projetos solidários, que promovam a qualidade de vida e a integração social de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.
Nos últimos anos, este galardão entregou mais de dois milhões de euros a instituições sociais. Só em 2013, edição que contou com 237 candidaturas, o primeiro prémio foi distribuído entre a Associação de Surdos do Porto, a Associação Sócio Terapêutica de Almeida e o Ginásio Clube Português, em Lisboa.
Mas outras 16 instituições foram agraciadas com menções honrosas, num valor total de donativos superior a 400 mil euros.
“Além dos donativos, este prémio pretende também pôr à disposição dos vencedores a capacidade do BPI de avaliação dos seus projectos e a divulgação do trabalho que tem vindo a ser feito por estas instituições”, diz Fernando Ulrich, presidente executivo do BPI.
O júri da 5ª edição é constituído por: António Seruca Salgado (ex-administrador do BPI); Clara Costa Duarte (professora de Economia na Universidade Nova de Lisboa); António Soares Franco (empresário); Ana Louseiro (técnica de educação especial e reabilitação) e Rui Lélis (ex-administrador do BPI).