Quem tiver uma ligação à Universidade do Porto, uma boa ideia de negócio, vontade de rentabilizá-la e de a fazer crescer no mercado, é o candidato ideal à sexta edição do Concurso de Ideias de Negócio
Quem tiver uma ligação à Universidade do Porto, uma boa ideia de negócio, vontade de rentabilizá-la e de a fazer crescer no mercado, é o candidato ideal à sexta edição do Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto — iUP25k, cujas candidaturas decorrem até ao próximo dia 19 de abril.
Promovido pelo UPIN — Universidade do Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP), o iUP25k é um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação gerados na Universidade.
Procuram-se por isso empreendedores com ideias inovadoras e arrojadas, nas áreas, científica, tecnológica ou social. Em disputa está um total de prémios no valor de 25 mil euros, patrocinado pelo Banco Santander Totta, a dividir pelas três melhores ideias de negócio, 15 mil euros para a melhor ideia e 5.000 euros para as duas restantes.
A participação no concurso exige que pelo menos um dos elementos da equipa tenha, ou tenha tido, uma ligação à Universidade do Porto. Os candidatos devem preencher um formulário de candidatura e submeter um vídeo, com duração até 3 minutos, sobre a ideia de negócio.
No dia 29 de abril, vão ser divulgadas as 25 ideias finalistas, que devem seguir, posteriormente o Action Business Plan. Segue-se uma apresentação (elevator pitch) dos finalistas, o que vai possibilitar aos peritos o contacto direto com as ideias a concurso. No dia 8 de maio serão divulgadas as 10 ideias finalistas.
A sessão oficial do iUP25k ocorre no dia 29 de maio e é aí que as 10 ideias finalistas vão competir pelos prémios a concurso. Como aconteceu em anos anteriores, vai existir um prémio especial para a melhor ideia de negócio na área do empreendedorismo social e para a melhor ideia na área das tecnologias de informação e comunicação.
Em 2014, o grande prémio do iUP25k distinguiu o projeto WeTruck — Empower Trucks, que visa reduzir drasticamente o consumo de combustível e os níveis de poluição dos motores de refrigeração de camiões-frigoríficos, através de um sistema que permite produzir, recuperar e armazenar energia elétrica a bordo do veículo.
Esta terá sido a rampa de lançamento que permitiu que os seus mentores tivessem participado, posteriormente, na RedEmpreendia Spin2014, onde foram premiados como um dos melhores modelos de negócio universitário da Ibero-América.