157 milhões de euros para apoiar os mais carenciados

Pobreza e Exclusão Social6 Janeiro, 2014

Portugal está dotado com uma verba 157 milhões de euros para a aplicação do novo Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados. Este programa distribui anualmente cerca de 500.000 toneladas de alimentos

157 milhões de euros para apoiar os mais carenciados

Portugal está dotado com uma verba 157 milhões de euros para a aplicação do novo Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados (FEAC), que vem substituir o recentemente extinto Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCALA).

Instituído em 1987, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados foi criado para dar destino aos excedentes agrí­colas da Europa. Mas, dado «o esperado esgotamento e a elevada imprevisibilidade dos stocks de intervenção, em consequência das sucessivas reformas da Polí­tica Agrí­cola Comum» foi decidida a sua extinção este ano, dando lugar ao FEAC anunciou a Comissão Europeia.

Ao longo de mais duas décadas, este programa comunitário de distribuição alimentar foi uma importante fonte de aprovisionamento para as organizações que trabalham em contacto direto com as populações mais carenciadas, distribuindo anualmente cerca de 500.000 toneladas de alimentos.