Fundação Pão de Açucar

A Fundação Pão de Açúcar-Auchan é uma iniciativa inédita no sector da distribuição. Foi criada, em 1993, por um grupo de 115 colaboradores do Grupo, com a filosofia de promover a cooperação, entreajuda e solidariedade para com os colegas de trabalho mais desfavorecidos.

Os diversos apoios concedidos pela Fundação têm como principal objetivo aumentar a qualidade de vida dos colaboradores Auchan, apoiando-os e às suas famílias em momentos críticos das suas vidas.

Atualmente, o agravamento da Crise Económica e Social, afetou um número muito significativo de Colaboradores do Grupo Auchan. Muitos dos problemas sociais existentes agravaram-se exigindo maior acompanhamento e apoio por parte da Fundação. Alguns dos problemas:

– O Decréscimo imediato e significativo do rendimento disponível das famílias, com a geração de carências básicas: alimentação, cuidados médicos, medicamentos, etc;
– O Crescimento súbito do endividamento das famílias, quer pelo sistemático e progressivo recurso a vários cartões de crédito para consumo, quer mesmo pela contração de novos empréstimos;
– A substituição dos locais de ensino dos filhos por soluções familiares alternativas;
– A iminente, por vezes mesmo efetiva, perda da habitação por falta de liquidação das prestações dos respetivos empréstimos;
Em todas as situações de apoio, a Fundação promove:
– Apoio a agregados familiares com rendimentos baixos (per capita);
– Confidencialidade do apoio prestado;
– Apoio através de uma IPSS de cariz profissional;
– Isenção e independência relativamente ao trabalho desenvolvido dentro do Grupo Auchan;
– Promoção da relação pessoal com os colaboradores.

Assim, as ações desenvolvidas pela Fundação baseiam-se essencialmente em:
Apoio Social – Para além dos apoios que já eram concedidos em anos anteriores, como o apoio em situações de desemprego dos cônjuges, processos de divórcio, problemas de saúde, situações de sobre-endividamento e apoio a colaboradores reformados.

Promoção da saúde – Na área da saúde apoia os colaboradores em áreas insuficientemente cobertas pelos seguros de saúde, como tratamentos e a aquisição de equipamentos nomeadamente cadeiras de rodas, apenas exigindo uma pequena comparticipação por parte do utente. Também fazem o apoio a casos de apoio psicológico.

Promoção da Educação e Lazer – Na área da educação além do apoio prestado aos filhos de colaboradores para frequência de jardim-de-infância e creches, atribuíram também bolsas de apoio escolar a alunos universitários e prémios de mérito.

Proporcionam também atividades de lazer e de convívio aos filhos dos colaboradores, através dos campos de férias.