Os restaurantes da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria disponibilizam em “braille” e em linguagem pictográfica as suas ementas. A iniciativa resulta do projeto “Praça de Todos”, desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) para permitir a todos igualdade de acesso aos menus.
Em comunicado, o IPLeiria explica que esta ideia, pioneira em Portugal, conta com a adesão de todos os espaços de restauração daquela praça leiriense e surge no âmbito de um trabalho de estudantes na unidade curricular “Laboratório de Comunicação Aumentativa” do Mestrado em Comunicação Acessível.
“Este é um projeto pioneiro, que tem como principal objetivo contribuir para uma acessibilidade plena de todos os cidadãos, colocando, assim, a cidade de Leiria na vanguarda da inclusão”, congratula-se Célia Sousa, docente do IPLeiria e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) daquela instituição de ensino.
O lançamento deste projeto decorreu no âmbito da segunda edição da conferência internacional INCLUDiT, que teve lugar entre os dias 3 e 5 de Julho na Escola Superior de Educação e Ciências do IPL Leiria.