O primeiro supermercado português de combate ao desperdício já está online, e quer ajudar os consumidores a poupar e a evitar o desperdício alimentar
Comprar produtos que se encontram perto da data preferencial de consumo é uma forma de combater o desperdício, e agora já existe em Portugal um supermercado que ajuda os consumidores a poupar e a evitar o desperdício alimentar A GoodAfter.com é uma plataforma, de origem portuguesa, que estará também disponível para o mercado espanhol, e que comercializa bens alimentares e não-alimentares que se encontram perto do fim da data de consumo preferencial.
Mas, asseguram «com a total garantia de segurança alimentar e podendo, por isso, ser comercializados a preços mais vantajosos». Os produtos comercializados no website da GoodAfter.com vão desde bens alimentares, como enlatados e conservas, a produtos não alimentares como champôs, amaciadores, produtos de limpeza, entre outros. Os bens podem ser adquiridos com oportunidades de poupança até 70%, em comparação com os preços praticados nos tradicionais supermercados (online e offline).
Chantal de Gispert, co-fundadora da GoodAfter.com, lembra que «2016 foi declarado pela Assembleia da República como o ano do combate ao desperdício alimentar. E todos os dias são desperdiçados milhares de produtos que poderiam ser consumidos, sem que a segurança alimentar seja posta em causa. O supermercado online ajuda a combater esse desperdício».
E acrescenta: «Queremos despertar e consciencializar as pessoas para a necessidade de comportamentos de consumo ambientalmente mais responsáveis, que permitam uma redução do volume de resíduos alimentares e para tal nada como oferecer às pessoas, de forma imediata, a contrapartida por tal comportamento: reduções de preços até 70%.»
A GoodAfter.com não comercializa produtos que se encontram fora do prazo de consumo, mas apenas produtos com data de consumo preferencial, a data até à qual as marcas asseguram a qualidade ótima do mesmo. A partir dessa data e uma vez que a segurança alimentar dos produtos não está em causa, os mesmos podem ser consumidos e comercializados de forma legal.
Os produtos podem ser vendidos a preços substancialmente inferiores (com a aplicação de descontos até 70%), originando assim uma elevada poupança nas faturas dos consumidores.
Para beneficiarem de todos os descontos proporcionados por este novo conceito de supermercado, os utilizadores apenas têm de ir a Good After, registar-se e começar a poupar. Para Portugal continental, as entregas são feitas no dia útil seguinte, desde que a encomenda seja realizada antes das 13 horas, sendo que para Espanha, se realizam nos 2 dias úteis a seguir à realização da encomenda.
A plataforma logística deste supermercado online encontra-se em Vila do Conde, onde é feito o armazenamento e o picking dos produtos (envios em Portugal e para Espanha). A atividade da GoodAfter.com conta com a aprovação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), entidade competente na matéria e é do conhecimento da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), entidade fiscalizadora.