Graças ao apoio da Missão Sorriso, a (Re)Integrar — Associação de Reabilitação Psicossocial vai lançar o Serviço de Saúde e Apoio ao Domicílio Reintegrar, que se destina a seniores com doença mental (demências, psicoses tardias, etc.). Trata-se de uma resposta psicossocial inovadora a realizar no domicílio, que contempla, em articulação, o serviço de saúde mental (psiquiatria, psicologia, enfermaria), os cuidados médicos gerais e os cuidados básicos (alimentação, higiene, etc.), e garante o apoio biopsicossocial e educativo aos cuidadores informais. O projeto vai ser beneficiado com uma doação de 30 mil euros.
Por sua vez, a Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa pretende implementar a iniciativa «Caixa de Sorrisos», com o intuito de oferecer mais uma resposta alimentar para a população carenciada. Assim, a Missão Sorriso vai contribuir com 25.000 euros para a criação de uma caixa que inclui vouchers correspondentes a produtos alimentares de primeira necessidade e ainda um livro de receitas e regras de alimentação que será complementado com workshops temáticos.
Já o projeto «Casa de Maria», da ANAP — Associação Nacional de Ajuda aos Pobres, visa concretizar a abertura de um refeitório social, um espaço onde indivíduos socialmente excluídos possam fazer as suas refeições, mas também onde possam ter momentos em família com os seus filhos. A ANAP vai receber uma doação de 15 mil euros da Missão Sorriso para realizar o projeto.
O Centro Hospitalar de S. João vai receber 17.000 euros da Missão Sorriso para o desenvolvimento de uma iniciativa dedicada à Saúde Infantil, com o projeto SER — Segurança em Endoscopia Respiratória. Graças a essa verba será adquirido equipamento novo para maior acuidade diagnóstica e segurança das crianças, sobretudo nas de maior risco, como prematuros e recém-nascidos.
Por seu turno, o Centro Hospitalar do Porto vai receber um apoio de 16.000 euros para lançar o projeto «Música nos Hospitais». Desta forma, pretende-se a realização de intervenções musicais semanais que permitam contacto, experiências e vivências de inclusão social a crianças, familiares e profissionais de saúde. Desta forma, poderão participar em atividades que lhes estão, normalmente, vedadas. Complementarmente, serão ainda desenvolvidas outras atividades em colaboração com os serviços educativos da instituição.
Recebendo um contributo de 2.500 euros pela Missão Sorriso, o projeto «As crianças e o hospital amigo» visa promover uma melhor preparação e acompanhamento dos pais e crianças que vão ser operadas em regime de ambulatório, no Hospital Pedro Hispano (HPH), através da implementação de um folheto informativo para os pais e de um livro de histórias para as crianças. Pretende-se também implementar o acompanhamento dos pais até à sala de operações, até ao início da anestesia, de modo, a que criança adormeça com o pai ou a mãe por perto e acorde no recobro, já com os pais ao seu lado.
O Agrupamento de Centros de Saúde Maia / Valongo vai receber um apoio de 18.000 euros da Missão Sorriso para levar a cabo o projeto «CUIDAR DE QUEM CUIDA, promovendo o Envelhecimento Ativo». O objetivo é fornecer ferramentas ao familiar / prestador de cuidados para apoiar o idoso, numa fase da vida em que a perda de autonomia funcional e cognitiva, decorrente do envelhecimento fisiológico, se torna uma realidade.
Em 2013 celebrou-se o 11º ano de atividade da Missão Sorriso que, graças ao apoio dos portugueses, conseguiu angariar mais de 2 milhões de euros ao longo ano. Deste valor, foram distribuídos 880 mil euros a 50 instituições para a implementação de projetos nas áreas da Saúde Infantil, Envelhecimento Ativo e Luta Contra a Fome. Os restantes apoios foram angariados através das campanhas de recolha de alimentos, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, permitindo doar cerca de 1,2 milhões de euros em alimentos que ajudaram muitas famílias, e através da realização da Tour dos Sorrisos e das Corridas Solidárias de Lisboa e do Porto.