Fundação Amália Rodrigues

Tem por missão auxiliar os mais desfavorecidos, instituições de beneficência ou de solidariedade social e nesse propósito, desenvolver todas as actividades que entender como adequadas à realização dos seus fins, sem nunca esquecer a vontade real ou presumível da sua fundadora.

Além do Presidente, a Fundação é constituída por um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e um Conselho Geral, com competências definidas nos seus Estatutos publicados no Diário da República nº 301, da III Série, de 29 de Dezembro de 1999.

Tem a sua sede na Rua de São Bento nº 193, em Lisboa, onde funciona a Casa Museu Amália Rodrigues, aberta ao público para visitas todos os dias do ano excepto às segundas feiras e Feriados.

A Fundação Amália Rodrigues é detentora dos direitos de nome e imagem da fadista, gerindo este património imaterial com o objectivo de captar apoios e receitas para concretizar a acção de solidariedade social que, por testamento de Amália Rodrigues, constitui o objectivo nuclear da Fundação.

Para fazer juz a este desiderato, a Fundação promove e apoia exposições e eventos associados ao nome de Amália Rodrigues e ao Fado, publicações literárias, álbuns e registos fonográficos e videográficos, objectos de ornamentação e colecção (desde joalharia a artigos de consumo alimentar).