Fundada em 1992, a Associação de Apoio às Crianças Infetadas pelo Vírus da Sida e Suas Famílias ? SOL ? desenvolve projetos para as crianças afetadas pela doença ou que são órfãs devido a ela, promovendo o seu acompanhamento psicossocial e a integração escolar e social, ao mesmo tempo que procura acompanhar e integrar profissionalmente mães e pais infetados.
A SOL intervém a nível nacional, de norte a sul do país, com maior incidência na área de Lisboa, tendo como princípio orientador a qualidade de vida quotidiana das crianças, albergando as crianças num ambiente familiar, fomentando a proximidade afetiva, o conforto, a segurança e o sentimento de pertença, promovendo ainda o convívio com pais e outros familiares, assim contribuindo para a integração de alguns desses adultos no espírito da família alargada.
SOL, representa, solidariedade, luz, esperança, promoção da igualdade de tratamento e apoio na luta contra a discriminação e na promoção da cidadania e dos direitos do Homem e da Criança.
Na data da nossa fundação tínhamos três objectivos principais:
– Casa SOL
Responder á problemática das crianças órfãs da Sida.
– Apartamentos SOL Apoiar mães seropositivas.
– SOL dos Avós
Superar a lacuna de família biológica destas crianças, construindo micro-famílias de avós e netos.