O objetivo da exposição «A ONU em imagens – 70 anos de História» é destacar alguns dos aspetos mais importantes das suas principais atividades, tais como direitos humanos, assistência humanitária
Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o 70 º aniversário. Para marcar esta importante ocasião, o Departamento de Informação Pública da ONU e a Fundação Gabarron coorganizaram uma exposição que permite uma viagem pelo seu vasto arquivo iconográfico, através de fotografias e cartazes, designada em inglês UNEARTH e que chega a Portugal com o título «A ONU em imagens — 70 anos de História».
Trata-se da maior e mais reveladora exposição alguma vez montada sobre a perspetiva/atuação da ONU em momentos-chave da história recente, abrangendo sete décadas de vida útil. O objetivo é mostrar, refletir e comentar o percurso da ONU num mundo que mudou drasticamente e destacar alguns dos aspetos mais importantes das suas principais atividades (direitos humanos, desenvolvimento, assistência humanitária, paz e de segurança).
O espólio foi selecionado com base nas sugestões e contributos de funcionários da ONU, intelectuais, artistas, jornalistas e historiadores. Depois de inaugurada em Nova Iorque (EUA), a exposição passou por Haia (Holanda), Verdun (França) e tem em Lisboa (Portugal) a quarta etapa de uma digressão que continuará por vários centros de arte e galerias do mundo.
A exposição «A ONU em imagens — 70 anos de História» estará patente, de 4 a 27 de Setembro 2015, na Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, numa parceria entre a seção de Portugal do Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental e a Câmara Municipal de Lisboa.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista todos os dias, exceto às segundas-feiras, no seguinte horário: 10h-13h/14h-18h.