Bilionários que planeiam doar parte das suas fortunas

Mecenato22 Outubro, 2015

Warren Buffet prometeu doar 99% da sua fortuna mas o casal Bill e Melinda Gates foi o que mais contribuiu para solidariedade. Existem casos de pessoas que se disponibilizam a doar quase tudo o que tem

Bilionários que planeiam doar parte das suas fortunas

Entre os bilionários, a doações são uma constante, sejam de maior ou menor impacto. No entanto, existem casos de pessoas que se disponibilizam a doar quase tudo o que amealharam ao longo da vida.

Warren Buffet e Bill Gates criaram o Giving Pledge com um único intuito: levar os ricos e famosos a juntar o seu nome à solidariedade.

A organização convida os mais ricos a fazer uma espécie de «juramento» que consiste na doação de uma percentagem das suas fortunas.

O casal Bill e Melinda Gate são o casal que mais doou dinheiro no planeta, tendo já disponibilizado 27 biliões de dólares para caridade.

Paul Allen, cofundador da Microsoft doou, até à data, 2 biliões de dólares para caridade. Só no ano passado, doou 100 milhões para o combate ao vírus do Ã?bola em África.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, foi uma das primeiras pessoas a juntar-se à Giving Pledge, em 2010. Até à data, juntamente com a mulher, Priscilla, já doou 1,6 biliões de dólares. Só no ano passado, apoiou com 25 milhões de dólares o combate do Ã?bola.

Manoj Bhargava, fundador e CEO da 5-Hour Energy, prometeu à Giving Pledge mais de 90% da sua riqueza para caridade. Tem uma fundação com mais de 400 projetos em andamento, como melhoria de escolas e hospitais ou avanço da educação feminina na Índia rural.

Warren Buffet, CEO da Berkshire Hathaway e cocriador da Giving Pledge, prometeu doar 99% da sua própria riqueza a causas solidárias. Até agora, já doou 21.5 biliões de dólares.

Azim Premji, chairman da Wipro, trabalha incansavelmente para a reforma do sistema de educação indiano através da sua fundação. Já doou 8 biliões de dólares para esse fim.

Richard Branson, fundador do grupo Virgin e criador da Virgin Unite, fundação já com 10 anos de existência, à qual dedica 80% do seu tempo. Juntou-se, com a mulher, à Giving Pledge em 2013.

Patrice Motsepe, fundador da African Rainbow Minerals, juntamente com a mulher, Precious, tenta eliminar a disparidade entre os sul-africanos, ajudando os mais desfavorecidos. O casal criou a Fundação Motsepe e doou metade da sua fortuna para apoiar educação, trabalho e saúde.

Sara Blakely, fundadora da Spanx, tem um programa para apoiar mulheres na criação dos seus próprios negócios ao incluir os seus produtos no catálogo da Spanx. Além disso, ajuda mulheres financiando cursos universitários e doou 1 milhão de dólares para o projeto de Oprah na África do Sul.

Reporta a Time que, desde junho, 137 pessoas estão associadas à organização, com algumas a prometer alocar mais de 99% do seu dinheiro à filantropia.