Atenção perdi-me, mas estou aqui

Inovação Social13 Janeiro, 2016

Depois do sucesso com a pulseira de localização que andou pelos pulsos de 100.000 crianças, a PSP está a disponibilizar uma pulseira idêntica para adultos.

Atenção perdi-me, mas estou aqui
A nova pulseira pode ser um bom aliado, por exemplo, de idosos que vivem sozinhos ou doentes de Alzheimer, mas é uma forma de localizar e socorrer rapidamente qualquer adulto, de qualquer idade em situação de vulnerabilidade que se desoriente, ainda que por momentos.

 

Nesta altura, decorre a distribuição de 5.000 pulseiras, até final do mês de maio. Porque é ainda um projeto piloto, está disponível apenas para os parceiros envolvidos — Alzheimer Portugal, CRINABEL, CERCILISBOA, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Fundação Liga.

 

O mecanismo é simples: os portadores da pulseira trazem no pulso um código alfanumérico que é único para cada pessoa. Esse código não só identifica a pessoa em causa, como serve para dar o alerta à PSP. As autoridades podem assim localizar imediatamente a pessoa perdida, saber quem é e contactar a famí­lia ou a instituição a que pertence.

 

É igualmente fácil requisitar a pulseira, basta ir ao site do Programa na internete seguir as instruções.

 

A pulseira funciona – o mesmo é dizer que o problema é válido – em todo o território nacional e também nos restantes países da União Europeia.

 

Para desencadear a assistência da PSP, é preciso ativar o número de emergência nacional, o 112, e indicar o código inscrito na pulseira.