ASAE doa cerca de 30% dos bens apreendidos

Pobreza e Exclusão Social20 Novembro, 2014

A esmagadora maioria dos bens doados são peças de vestuário. As instituições de solidariedade podem candidatar-se aos bens doados no site da instituição

ASAE doa cerca de 30% dos bens apreendidos
De acordo com o inspetor-geral Pedro Portugal Gaspar, 86% desses bens doados referem-se a vestuário e 14% à área alimentar.

 

Os restantes 70% do total de bens apreendidos são destruídos por já não apresentarem condições. O responsável da ASAE considerou que “tem que ser feito um esforço para tentar crescer dentro desta margem dos 70%, sem perder os padrões de qualidade”.

 

“Há certas situações no vestuário contrafeito em que, possivelmente, com um pouco mais de empenho dos beneficiários em retirar as marcas, descravar as etiquetas e saber ocultar melhor, talvez conseguíssemos crescer um pouco mais nesse quadro da doação”, explicou.

 

Durante o primeiro semestre deste ano foram doados 1.848 quilogramas de produtos alimentares e 11.558 unidades de peças de vestuário, calçado e outros, material que foi distribuído por mais de 20 instituições de cariz social.

 

Para que seja possí­vel oferecer alimentos têm que estar asseguradas condições de saúde pública: “Só são doados depois de os veterinários ou os delegados de saúde verificarem e garantirem as condições dos bens”, esclareceu o inspetor-geral.